Como o petróleo fez a Guiana ser o país que mais cresceu no mundo em 2022 e 2023
Tem sido assim na capital da Guiana, em especial nos últimos dois anos. Desde que as reservas de petróleo descobertas em 2015 na disputada região do Essequibo começaram a ser exploradas, o país vive uma transformação cada vez mais rápida. O PIB cresceu 63% em 2022, o maior crescimento do mundo, de acordo com o Fundo Monetário Internacional (FMI), e a expectativa é que este ano a taxa supere 35%. Sem o petróleo, seria inferior a 8%.
Em um país de 780 mil habitantes, inferior a população do município de São José dos Campos (SP), e que até pouco tempo atrás figurava entre os mais pobres da América do Sul, o choque é inevitável. Quando descobriram o petróleo, a Guiana não possuía estradas duplicadas nem mesmo em Georgetown. Os portos não estavam preparados. A economia do país se baseava na agricultura, na pesca artesanal e no garimpo.
O petróleo atraiu investimentos do exterior de imediato. Somente a ExxonMobil, gigante americana que descobriu os poços, investiu mais de US$ 100 bilhões nos últimos oito anos. A Chevron, outra gigante do setor, anunciou um investimento de US$ 53 bilhões este ano.
Fonte: Agência estado
