RESPONSIVE ADS HERE

Primeira mulher indígena é eleita para a Câmara dos Deputados


Foi eleita em Roraima a primeira mulher indígena para um cargo de deputada federal no País. Joênia Wapichana, da Rede Sustentabilidade, recebeu 8.267 votos computados até às 22h30, deste domingo, quando havia 98,21% das urnas apuradas. É a segunda vez que um indígena chega à Câmara dos Deputados. O primeiro foi Mário Juruna, pelo PDT, em 1982.

Primeira mulher brasileira de origem indígena formada em Direito, Joênia Batista de Carvalho se apresenta como Joênia Wapixana, nome de sua etnia.

A roraimense de 43 anos também foi a primeira indígena do Brasil a exercer a profissão de advogada. Ela se formou em Direito na Universidade Federal de Roraima, em 1997, e na University of Arizona, nos Estados Unidos. Joênia entrou para a política para se dedicar à defesa das causas dos povos indígenas — entre elas, a demarcação da reserva indígena Raposa Serra do Sol.

No site de financiamento coletivo criado pela campanha de Joênia, entre as bandeiras defendida estão: os direitos coletivos dos indígenas, a atuação pelo desenvolvimento sustentável no Estado de Roraima onde contemple as diversidades socioculturais, a realidade de Roraima e com respeito ao meio ambiente e a atuação contra a corrupção.


Tecnologia do Blogger.