RESPONSIVE ADS HERE

Irecê: Estudante apresenta projeto sobre reutilização de água no XX Virtual Educa na Argentina


Esta semana está sendo de novos aprendizados e troca de experiências para a estudante Valterluci Amado Felix, 29, que faz o 2° ano do curso técnico em Nutrição e Dietética, no Centro Territorial de Educação Profissional de Irecê (CETEP), a 481 km de Salvador. Ela está representando a Bahia e o Brasil na Argentina, juntamente com sua professora e orientadora Érica Messias Paiva, no XX Encontro Internacional Virtual Educa, que acontece até esta sexta-feira (14), em Bueno Aires. 
Valterluci apresentou, nesta quarta-feira (12), durante o XI Fórum Educadores para a Era Digital, o projeto “Campanha educativa para impulsionar o reuso da água”, desenvolvido com a sua colega Iaciara Gama, 23, que não pôde viajar para participar do evento.
Segundo a estudante, o projeto foi motivado devido à escassez de água existente na região. “O objetivo é sensibilizar as pessoas sobre a importância do reuso das águas cinzas provenientes de pias, chuveiro e máquina de lavar das residências, uma vez que a água é um bem de todos e que pode acabar. Para isso, propomos que se faça filtros de baixo custo utilizando areia fina e grossa, carvão e brita para filtrar a água a ser reutilizada”, explicou a estudante.
A futura técnica também falou sobre a experiência de participar do encontro internacional. “Esta é a primeira vez que saio do meu território e viajo de avião, ainda mais para outro país. Estou muito feliz com esta oportunidade de poder compartilhar o nosso trabalho e representar o CETEP e a minha cidade em um dos mais importantes eventos internacionais da área de Educação. Além disso, é uma forma de conhecer outra cultura e obter novos conhecimentos com estudantes e educadores de diferentes países”, acrescentou.
Para Érica Paiva, que foi responsável pela orientação, a participação no Virtual Educa da Argentina enriquecerá ainda mais a proposta do projeto. “Trata-se de um trabalho enriquecedor relacionado a todos os eixos pedagógicos e que desperta o interesse pela preservação do meio ambiente e dos recursos naturais. A experiência obtida neste evento será compartilhada com os demais estudantes do CETEP com o intuito de inspirá-los a criar outros projetos de iniciação científica”, afirmou a educadora, que também participou do XIX Encontro Internacional Virtual Educa Bahia 2018, ocorrido entre os dias 4 e 8 de junho, no Centro Estadual de Educação Profissional, Formação e Eventos Isaías Alves (ICEIA), em Salvador.
Sobre o Virtual Educa – É um dos maiores eventos mundiais sobre inovação e tecnologia aplicadas à Educação e que promove o debate de ações e experiências bem-sucedidas em Educação, envolvendo tecnologias e conteúdos digitais, diversidade, crescimento econômico e políticas públicas. Em cada país que é sediado, a programação inclui palestras, fóruns e conferências com a participação de educadores, estudantes e profissionais da área da Educação de diferentes países. Na Bahia, o Virtual Educa se consolidou como mais uma ação estratégica para fortalecer o eixo pedagógico na rede estadual.  Durante o evento, cerca de 29 mil visitantes, entre estudantes, professores, pesquisadores e escritores do Brasil, da América Latina e da África, participaram de fóruns, palestras e oficinas.

Fonte: Secretaria de Educação/ Bahia


Tecnologia do Blogger.