RESPONSIVE ADS HERE

Bahia: Ligação para prevenção ao suicídio se torna gratuita a partir de julho


Buscar ajuda por telefone irá se tornar inteiramente de graça a partir desde domingo 01 de julho. O número do Centro de Valorização da Vida (CVV), órgão sem fins lucrativos dedicado a escutar qualquer pessoa que esteja passando por dificuldades, funcionando como uma prevenção ao suicídio, passará a estar disponível em todo o território nacional graças a uma parceria com o Ministério da Saúde.

Desde 2017, o telefone já era gratuito a 23 estados brasileiros. As exceções eram Bahia, Maranhão, Pará e Paraná. Para um servidor público e voluntário há 4 anos do serviço, as pessoas procuram a instituição porque precisam desabafar e contar histórias que, muitas vezes, amigos e familiares não aguentam mais ouvir. “Imagina a caminhada que essa pessoa já deve ter feito para pegar o telefone e falar sobre suas angústias para uma pessoa que ela não conhece”, disse Antônio Batista,  voluntário há 18 anos, “Falar do seu íntimo não é uma coisa tão simples”, completou ao jornal Folha de S.Paulo. 

O CVV pode ser procurado pelo número 188. Em 2017, o órgão recebeu cerca de 2 milhões de ligações. Neste ano, espera ultrapassar 2,5 milhões. Além do número 188, o CVV disponibiliza atendimentos presenciais, por chat e por e-mail. Segundo a OMS, 90% dos casos de suicídio poderiam ser prevenidos.


Tecnologia do Blogger.