RESPONSIVE ADS HERE

Trabalho desenvolvido em fazenda de Uibaí serve de exemplo para a região de Irecê


O trabalho de produção integrada que o produtor rural Sérgio Machado, desenvolve na Fazenda Canavieiras, município de Uibaí-Ba está servindo de exemplo para toda a região de Irecê-Ba. O aproveitamento da palma cultivada na fazenda para alimentação do gado, inseminação artificial e a higiene na ordenha são alguns fatores que diferenciam o trabalho do produtor, que é membro da APAF - Associação de Produtores de Leite e Agricultura Familiar.
A dificuldade para vencer os sete quilômetros que separam a fazenda do asfalto é compensada pela organização e cuidado que se percebe no local. A Fazenda Canavieiras conta com 11 hectares, que ainda contém uma APP (Área de Preservação Permanente).
São 25 vacas das raças Holandesa e Jersey, onde 8 delas produzem uma média de 32 litros/dia num processo de ordenha mecanizada. Só para se ter uma ideia do avanço obtido, no início dos anos 90, antes da alimentação especial e da inseminação artificial, cada vaca produzia apenas três litros de leite. Hoje o produtor exibe com orgulho o certificado de propriedade livre de brucelose e tuberculose, o que garante o trânsito livre de animais para venda. A alimentação do gado tem como base a palma, misturada com milho, cana, sorgo.
Sérgio, ainda cria 9 cabras da raça Saanen, que têm alta produtividade de leite, além de galinhas. Estas servem para ciscar as fezes do gado e com isso espantar as moscas. Outra presença constante é o irmão Sandro Machado, que ajuda em todas as etapas do processo, incluindo a trituração da palma.
Os resultados positivos do trabalho desenvolvido na Fazenda Canavieira começaram a se espalhar pela região e hoje vários produtores seguem métodos parecidos.
A região ainda conta com o Laticínio de Uibaí que tem capacidade para receber dez mil litros diariamente para o processamento de leite pasteurizado, manteiga, iogurte, bebida láctea e queijos.
Fonte: Irecê Agrícola



Tecnologia do Blogger.