RESPONSIVE ADS HERE

Apenas 45% do esgoto do país passa por tratamento correto, diz estudo

O Brasil joga cerca de 5,2 bilhões de metros cúbicos de esgoto na natureza todos os anos, volume que corresponde a cerca de 55% do total gerado no país. Segundo estudo do Instituto Trata Brasil, somente 45% do esgoto produzido no país passa por tratamento. Os dados foram divulgados nesta quarta-feira (18) pelo G1. 

O levantamento foi feito com base do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS) de 2016, divulgados somente neste ano.

A pesquisa mostra que o saneamento tem avançado lentamente no país: em 2016, 83,3% da população tinha acesso a água potável em casa, o que quer dizer que os 16,7% restantes, ou 35 milhões de brasileiros, ainda não eram abastecidos. Em 2011, o percentual de atendimento era de 82,4%. A evolução foi de 0,9 ponto percentual. 

Também em 2011, o índice de esgoto tratado no país era 37,5%, contra os 44,9% registrados em 2016. O mesmo estudo indica que somente dois municípios possuem 100% de coleta de esgoto: Cascavel (PR) e Piracicaba (SP). 

Entre as cidades com melhores índices de saneamento, se destacam municípios de São Paulo e Paraná. Confira abaixo o ranking das melhores cidades com base indicadores de saneamento básico, como acesso ao abastecimento de água e à coleta de esgoto, o percentual do esgoto tratado e investimentos e arrecadação no setor.

1º - Franca (SP)
2º - Cascavel (PR) 
3º - Uberlândia (MG)
4º - Vitória da Conquinta (BA)
5º - Maringá (PR) 
6º - Limeira (SP) 
7º - São José dos Campos (SP) 
8º - Taubaté (SP)
9º - São José do Rio Preto (SP) 
10º - Uberaba (MG)

Fonte: Notícias ao Minuto
Tecnologia do Blogger.